terça-feira, 23 de outubro de 2018

Singapura - Chinatown, Colonial District e Quays



Chinatown

Quando você sai da estação homônima já entra em uma rua decorada com lanternas coloridas e repleta de lojinhas vendendo todo o tipo de artigo made in China. O melhor lugar da cidade para comprar lembrancinhas. Destaque para uma loja de porcelana na rua principal e para as barracas que vendem uma espécie de amuleto feito artesanalmente com franjas de linha. Estação de metrô Chinatown (linhas azul e roxa).


Chinatown Heritage Centre (48 Pagoda St)
Museu que mostra como era a vida dos imigrantes chineses quando chegaram em Singapura.
Horário:9h às 20h. Entrada: S$15.


Templo Hindu Sri Mariamman (244 South Bridge Rd)
No centro de Chinatown fica o templo hinduísta mais antigo de Singapura (1843). E o legal é que todos convivem harmoniosamente.
Horário: 7h ao meio-dia e de 18h às 21h.


Buddha Tooth Relic Temple (288 South Bridge Rd)
Nesse templo estaria guardado em uma estupa feita com 420kg de ouro o canino esquerdo de Buda. É um lugar que emana paz, apesar de estar sempre lotado de turistas e fiéis. No primeiro piso ficam várias estátuas de Buda. É o lugar onde as pessoas fazem suas oferendas. No quarto andar fica a estupa e abaixo um pequeno museu sobre o Budismo. Você deve entrar com braços e pernas cobertos. Mas não se preocupe, pois eles te emprestam um sarongue e uma encharpe para colocar nos ombros caso precise.
Horário: 9h às 18h. Entrada grátis.






Onde comer na região:

Chinatown Complex (11 New Bridge Rd)- complexo com barracas de rua, uma inclusive com estrela do Michelin, o Hong Kong Sauce Chicken Rice e Noodle. 

 

Subindo a escada rolante siga para a direita até o final do prédio. Lá você vai encontrar a área das barracas de cerveja. Muito gente vai para lá depois do trabalho beber chope artesanal e petiscar. Um stand legal é o Smith Street Staps. Mas só abrem no fim da tarde. Almoçamos no simpático Sutáchi. Ótimo atendimento e comida. A cerveja você compra no stand da esquina. Estação Chinatown (linhas azul e roxa).

Além de trabalharem bem fazendo uma comida local muito boa eles são bem simpáticos.


Hawker centre Lau Pa Sat (18 Raffles Quay)
O nome significa Old Marcket por causa da estrutura de ferro do século XIX que cobre o local trazida de Glasgow, na Escócia, e ainda intacta. Estação Telok Ayer (linha azul) ou Raffles Place (linhas verde e vermelha).

Colonial District

Região com prédios históricos, museus, shoppings e grandes hotéis.

Catedral de St Andrew’s (St Andrew’s Rd)
Essa igreja de 1862 em estilo Gótico Inglês é um dos poucos prédios históricos que restaram na cidade. Estação de metrô City Hall (linhas verde e vermelha).

Catedral de St Andrew's

Asian Civilisations Museum (https://www.acm.org.sg/)
Abriga um excelente acervo sobre história, cultura e religião do Sudeste asiático, China, Ásia subcontinental e do oeste islâmico asiático. Estação Raffles Place de metrô (linhas verde e vermelha).

National Gallery Singapore 
(https://www.nationalgallery.sg/)
O belíssimo prédio já vale uma visita nem que seja externa. Ele é formado por dois edifícios históricos do período colonial que abrigaram a antiga Prefeitura e a Suprema Corte. Após uma grande reforma eles passaram a ser interligados por uma moderna passarela de alumínio e vidro. Seu acervo é composto por obras de artistas de Singapura e do Sudeste Asiático compreendendo o período do século XIX até os dias atuais.


Dica: No topo da Galeria fica o bar Smoke and Mirrors. Não fomos, mas pela localização posso garantir que tem uma das melhores vistas da cidade. A dica é chegar antes do pôr do sol para um drink. Se quiser jantar, há vários restaurantes. O mais famoso é o National Kitchen by Violet Oon, considerado um dos melhores para provar a culinária Peranakan. Estação de metrô City Hall (linhas verde e vermelha).

National Museum of Singapore 
(http://nationalmuseum.sg/)
Se você quiser saber um pouco mais da história de Singapura vale pena visitar esse museu. Suas galerias multimídias levam o visitante por uma viagem que começa quando o país ainda era um Reino Malaio, passando pelo período colonial até chegar ao século XX. A estação de metrô mais próxima é a Bras Basah (linha amarela).

Onde comer na região:

Hawker centre Gluttons Bay ( Esplanade Mall, 8 Raflles Ave)
Um dos muitos mercados de comida local espalhados pela cidade. Como é central, costuma lotar. Para conseguir uma mesa tem que ir cedo ou mais tarde. Horário: 17h às 2h. Estação de metrô Esplanade (linha amarela).

Shopping Raffles City

As praças de alimentação dos shoppings em Singapura sempre são um bom lugar para uma refeição. Esse shopping ainda tem uma boa variedade de lojas e duas saídas de metrô em frente a uma de suas entradas: City Hall (linhas verde e vermelha) e Esplanade (linha amarela).

Dica: O Restaurante Brotzeit (http://brotzeit.co/location/raffles-city/) fica na parte externa do Shopping. Tem promoção de dose dupla de chope no happy hour que vai até tarde da noite. A comida também é ótima, com boas opções de saladas. Atendimento super simpático e rápido. Como ficava em frente ao nosso hotel fomos lá duas vezes. Preço bom para o padrão da cidade.

The Quays

Área de restaurantes, bares e baladas que se localiza nas margens do rio Singapura. Divide-se em Boat Quay, Robertson Quay e Clarke Quay, sendo está última região a mais animada. É o tipo de lugar turistão. Particularmente não me agradou, mas acho que vale a pena conhecer.

Muita luz e animação.


Dica: Southbridge (http://www.southbridge.sg/- esse rooftop com uma bela vista do hotel Marina Bay Sands é uma exceção. Serve ótimos drinks. Atendimento e comida bons também. Fica escondido no início de uma rua de serviço atrás dos restaurantes da Boat Quay. 5th fl.80 Boat Quay. Metrô Clarke Quay (linha roxa)

Uma boa cerveja com uma ótima companhia. A vista é só um detalhe, kkk.

*Os valores e horários mencionados referem-se a maio/2018.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!