sexta-feira, 22 de julho de 2022

TIRADENTES

Não é à toa que essa pequena cidade mineira foi considerada a mais bonita do Brasil pela revista de turismo norte-americana Departures.



Ao atravessar a ponte de pedra sobre o Rio da Morte você chega ao Largo das Forras, a principal praça da cidade onde o vai e vem de carros, charretes e pessoas é frequente. 
A visão da Serra de São José ao fundo emoldurando a cidade já encanta o visitante na chegada.



O centro histórico preservado com suas casas brancas de portas e janelas coloridas repleto de lojas de artesanato e restaurantes é um charme.


As ruas com calçamento original de pedra e as antigas igrejas te levam de volta ao século 18, quando ela era uma próspera cidade do Caminho do Ouro, rota de transporte do ouro brasileiro para Portugal.

Originalmente chamada São José Del Rey, foi rebatizada após a proclamação da República com o nome de Tiradentes em homenagem ao herói da Inconfidência mineira Joaquim José da Silva Xavier. O Museu do Padre Toledo, personagem que ajudou alguns inconfidentes a se refugiarem,  conta um pouco dessa história.

Outro museu que vale a pena a visita é o de Santanna, que tem um ótimo acervo de arte sacra. Ele fica na antiga cadeia pública.


Para quem gosta de Arte Barroca, visitar as igrejas de Tiradentes é tarefa obrigatória, independentemente da religião. A principal é a Matriz de Santo Antônio, que está em um ponto alto entre as ruas do centro histórico.  É a mais antiga igreja da cidade. Sua construção foi teve início na primeira década do século 18 e os seus relógios, que data de 1788, ainda funcionam. No século seguinte, sofreu alterações na sua fachada, cujo projeto  teve a participação de ninguém menos que Aleijadinho. Detalhe: tem um relógio de sol de 1785. Mais informações :pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Matriz_de_Santo_Ant%C3%B4nio_(Tiradentes)

Aqui acontece um espetáculo de luz e som muito legal. As imagens são iluminadas e os detalhes das obras de arte são comentados em uma gravação.



Outra igreja interessante é a N.Sa do Rosário dos Pretos. Segundo o Wikipédia, foi erguida entre 1740 a 1770, já que os registros da Irmandade que a construiu foram perdidos. Aliás, embora seja uma cidade pequena, é possível avistar duas igrejas ao mesmo tempo.


O Chafariz de São José, construído em 1749, fornecia água para cidade antiga, é mais um ponto turístico que vale a visita. Atrás dele há o Bosque da Mãe D'água onde guarda a nascente que abastece o Chafariz.


Mas o bom mesmo é passear pelas ruas de pedra do centro histórico. 


Embora não seja tarefa fácil para algumas pessoas, pois as pedras são irregulares e há muitas ladeiras.

Se for o seu caso, não se preocupe. Você pode chegar aos lugares mais difíceis de carro, táxi ou em um passeio de charrete.


Outra forma super diferente de fazer um tour é na Charmosa, uma jardineira antiga super preservada guiada pelo Luis Fernando, que além de muito simpático é um ótimo guia. Os passeios acontecem no fim do dia e precisa agendar para garantir a vaga.



Como chegar: De carro, a partir de Belo Horizonte são 193 Km. Da cidade do Rio de Janeiro para Tiradentes são 330 Km. E, partindo da cidade de São Paulo, 480 Km. Também chega-se de ônibus. A rodoviária fica colada ao Centro Histórico.


Hospedagem: há opções para todos os gostos e bolsos. Faça pesquisa em sites de busca como o Booking. Só aconselho ficar próximo ao centro histórico, especialmente em feriados e época de férias.

Gastronomia: muitos restaurantes são especializados em comida mineira. Tutu, feijão tropeiro, frango com ora pro nobis (verdura tipica da região) são alguns pratos típicos.


Mas Tiradentes também tem restaurante italiano, português, pizzaria, hamburgueria e até um tailandês. Algumas sugestões : Dona Xica (comida mineira), Atrás da Matriz (pizza), Cantina Família xxx (italiano) Divino Sabor(self service) e Pau de Angu (comida mineira na estrada para Bichinho).


Passeios:
Maria Fumaça até São João Del Rey - não deixe de fazer esse passeio especialmente se estiver com crianças. O trajeto não é muito bonito, mas a experiência de viajar de Maria Fumaça já vale o passeio. 


Depois de conhecer a cidade você pode voltar de trem ou van para Tiradentes. Em  feriados e época de férias você deve comprar a passagem com antecedência de pelo menos um dia. A venda é feita pelo site e na bilheteria da estação. Horário :

São João Del Rey - cidade próxima a Tiradentes com centro histórico preservado. É possível ir de carro, ônibus ou van. Clique aqui para ver um roteiro completo.


Travessia da Serra de São José - esse é para quem gosta de trilha. Fizemos há alguns anos e o visual é de tirar o fôlego.

Dica: Para passeios ecológicos pela região contrate agências indicadas pela pousada ou com boas resenhas na Internet. Uma vez nos indicaram um guia particular para fazer a travessia da Serra de São José. Ele não estava em casa e o irmão se ofereceu dizendo que também era guia e estava precisando do trabalho. Gostamos do rapaz e o contratamos. Durante o passeio descobrimos que ele não era guia. Além de agir de uma forma nada profissional, em um momento parecia até que ele estava perdido. Desde então só contratamos agências conhecidas ou guias muito bem indicados.

Bichinho - esse é meu passeio preferido fora da cidade. O centro de Bichinho fica a 6km de Tiradentes, mas o legal é o que tem no caminho. 


Além de visitar várias lojas de artesanato e móveis, você pode ir ao Museu do Automóvel, voltar a ser criança na Casa Torta e fazer uma degustação na Cachaçaria Muzema. 


Para terminar almoce no Tempero da Ângela, no centro de Bichinho. Sempre tem fila, mas vale a espera. Outra ótima opção é o Restaurante do Mineiro. Clique aqui para ver o roteiro completo.

Rezende Costa - só para quem quiser comprar artigos de tecelagem como mantas e tapetes.



Dicas:
Para andar pelas ruas de pedra o melhor calçado é o tênis. Nem pense em sapato de salto.
Traga repelente.
A cidade tem uma extensa programação de eventos ao longo do ano. Festival Gastronômico, Festival de Cinema, Semana Santa, Show de Luzes no Natal, encontros de Motos, etc. Fique atento ao calendário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!