terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Direção à Inglesa - 4 dicas que irão facilitar a sua condução?


Para aqueles viajantes que optam por viajar por conta própria, esse post pode ser considerado uma mão na roda. Alugar um carro é uma decisão que deve ser avaliada se ele proporcionará mais soluções do que problemas. Se a sua decisão for a de alugar para maximizar a sua viagem para torná-la uma experiência única você deve também ficar atento para alguns detalhes, como  se ė facil transitar pelo país (quem já dirigiu pelas estradas do México sabe do que estou falando), se há trânsito a ponto de fazê-lo perder horas parado, se há estacionamento disponível e acessível e porque não, qual é o lado da estrada que o carro deve transitar. Sim. Essa é uma pergunta necessária. A maioria dos atuais territórios e ex colônias britânicas adotam a Mão Inglesa. Mas têm ex colônias que não adotam, como é o caso do Canadá, da Nigéria e dos EUA. Mas não se pode deixar de engrandecer a experiência em conhecer um país a bordo de um carro por causa desse detalhe. 


Por isso escrevo esse post para deixar as minhas impressões de como é guiar pelo lado "errado" (my bad britishes). Minhas experiências se deram na África do Sul, a fim de  visitar as inúmeras vinícolas das regiões de Stellenbosh e de Paarl, e num giro pela ilha da Irlanda.

1) Alugue um carro automático - A primeira coisa que fiz foi tentar facilitar as coisas. Então meu amigo, alugue um carro com câmbio automático. Sim, faz toda a diferença. Você só se preocupa em focar o lado certo da pista. 

E vou te falar com toda certeza. Não ter que se preocupar em acertar o caminho da marcha no trambulador com a mão esquerda ajuda bem. Em uma hora na estrada você já fica acostumado com o desconforto provocado em ficar trazendo o carro para o lado esquerdo da pista (o subconsciente te faz levar o carro para o lado direito progressivamente). E isso deve ser uma situação corriqueira. Tanto é verdade que na Irlanda eles grudam um adesivo no lado direito do painel com o desenho de uma seta branca enorme indicando o lado correto da pista, para que o reflexo dela seja  projetada no parabrisa como forma de lembrar ao motorista de que ele está no caminho certo.

No destaque, o reflexo do adesivo.

2) Atenção total - Eu particularmente fiquei muito atento em não me enrolar por lá. Logo que pegar o carro não ligue o rádio e evite conversar. Se ambientalize com os comandos. Setas e limpador do parabrisa estão no mesmo lugar dos carros por aqui. Acelerador, freio e, sendo o caso de o carro não for automático, o pedal da embreagem tambėm estão. Portanto, tudo igual.

Mas a verdade meu amigo e amiga, ė que nessas primeiras horas seu cérebro vai ficar o tempo todo querendo te convencer que você está errado. Mas fique tranquilo que não demora muito para você se acostumar.


3) Cuidado com os cruzamentos - Fora a adaptação inicial, você tem que ficar esperto (muita atenção) com os cruzamentos de estradas e ruas com grande fluxo de carros. 
Na África do sul tem uma regra específica, sobre a qual fui alertado através de um vídeo do You Tube feito por um brasileiro. Ali é demonstrado na prática como proceder. Ajudou muito.

4) Aprenda na prática (ou quase) - Se você ainda está inseguro mas não desistiu de dirigir pelo lado "errado" tem uma opção de quase simular essa experiência. Que tal usar um simulador ou jogo - vi que havia um jogo onde você dirige um caminhão pelas estradas da Inglaterra - para poder entender melhor os cruzamentos é uma boa.

Enfim, é isso. Vá sem medo, por que o trânsito nesses países é mais organizado que o nosso aqui no Brasil. Além disso,  as estradas desses países seguem um padrão asfalto tipo tapete e sinalização excelente. Dominando o medo da direção inglesa você poderá ter a liberdade necessária para  chegar a lugares como esses aí. 

Uma vinícola na África do Sul:
Estradas lindas no caminho do Cabo da Boa Esperança.

Belas paisagens.


E também na Irlanda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!