domingo, 29 de janeiro de 2017

5 PASSOS PARA PLANEJAR UM ROTEIRO DIA A DIA

Essa fase é fundamental para um aproveitamento máximo do seu tempo durante a viagem. Claro que não precisa fazer tudo cronometrado, mas um planejamento do que fazer cada dia ajuda e muito. Vamos às dicas!

1) Definir tudo que você quer visitar em cada cidade. E aqui a regra de ouro é seguir o seu gosto pessoal. Esquece essa história de must see. Entre as atrações do local pesquise aquelas que te agradam. Personalize sua viagem. Não se prenda a roteiros padronizados. Conheci um casal que ama cerveja e trocou todos os museus de Londres por visitas aos famosos pubs ingleses. É disso que eu estou falando. Isso seria loucura pra muita gente, mas para eles foi uma experiência maravilhosa. O British Museum não fez a mínima falta. Além de gastar melhor seu tempo e dinheiro, seguindo essa regra sua viagem será muito mais interessante e prazerosa. Pode apostar!

2) Saber o horário de funcionamento de cada atração. Muitos lugares não funcionam todos os dias. Imagine que você deixa para visitar o Louvre no seu último dia em Paris que é uma terça-feira. Só que o museu não abre às terças-feiras. Se isso acontecesse comigo ia ficar arrasada. Os horários também podem variar. Há museus que funcionam com horário estendido em um determinado dia da semana, por exemplo. Sabendo disso você pode deixá-lo para mais tarde. Também é interessante se informar sobre eventuais feriados durante sua estadia, pois muita coisa costuma fechar.

3) Prever a média de tempo que você deve gastar para cada visita. Isso é muito pessoal. Seja muito sincero ao pensar sobre isso. Não perca tempo demais em lugares que não te interessam muito, tente ir direto ao ponto. Se você só tem vontade de conhecer parte do acervo daquele famoso museu, abra mão do resto. Por outro lado, reserve bastante tempo para aproveitar aquilo que você gosta. Os roteiros de outras pessoas podem te dar uma ideia do tempo que se gasta em cada atração, mas devem ser adaptados de forma  a atender aos seus interesses pessoais e hábitos de viagem.

4) Organizar o itinerário de acordo com a proximidade entre as atrações. Encontre um mapa da cidade com todos os lugares que você quer visitar. Você consegue isso na internet ou até pode criar seu próprio mapa no Google Maps. Investir em um bom guia de viagem também é uma opção. Mapeie as atrações próximas uma da outra e tente programar a visita para o mesmo dia, tendo em conta as informações que você já pesquisou nas etapas anteriores. Aproveite para conhecer um pouco da geografia da cidade e das linhas de transporte público disponíveis. Isso vai te ajudar a se localizar ao chegar ao destino.

5) Tenha sempre um plano B. Em uma viagem pela Croácia, estávamos na ilha de Hvar, destino famoso por suas lindas praias, e começou uma chuva incessante. Tínhamos mais dois dias ali. No primeiro até arrumamos o que fazer, mas como a previsão era de mais chuva no dia seguinte, reservamos uma noite extra no hotel de Split, nosso próximo destino, e antecipamos a partida. Foi a melhor decisão. Um atraso de voo, a greve de um museu, a mudança repentina do tempo, tudo isso pode inviabilizar seu roteiro. Aí você entra com o plano B. Como elaborar um? Lá no início quando você decidiu o que queria ver na cidade deve ter deixado de fora algumas atrações legais por falta de tempo. Não descarte as informações sobre elas, seu plano de emergência está aí. Mas na maioria das vezes basta trocar as visitas de um dia pelas do outro. E fique tranquilo, pois no final tudo vai dar certo.

Próximo post: Preparando-se para a viagem: visto, vacinas, etc. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!