terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Palmas - Roteiro de 1 dia

A capital do estado mais novo do Brasil foi planejada no estilo de Brasília, mas sem formato de avião. São duas vias principais: norte-sul e leste-oeste. Os bairros são divididos em quadras e setorizados por serviços. Tem a área das faculdades, dos hotéis, dos hospitais, etc. O Rio Tocantins banha a cidade.

Após a construção da barragem de Lageado, ele virou uma lagoa onde você pode fazer passeios de barco ou aproveitar as praias que se formaram ao longo do seu curso. Como só tínhamos meio dia para conhecer a cidade, fizemos um roteiro enxuto que funcionou bem. Espero que ajude.

Praça Girassol

É uma enorme praça no centro da cidade que concentra os prédios públicos dos três poderes. Ela é considerada a segunda maior do mundo (só perde para Jakarta).
Outra curiosidade é que no interior do prédio do governo do Estado há uma placa indicando o centro geodésico do Brasil, que é o ponto central do país. No entanto, o que chama a atenção é o  pequeno museu sobre o movimento chamado Coluna Prestes projetado por Oscar Niemeyer e o monumento em homenagem aos 18 do Forte. 


No fim do dia, quando o sol já está baixo, muita gente aproveita a praça para fazer caminhada. Visitamos no meio do dia porque não tínhamos outro horário, mas se puder deixe para mais tarde, será uma visita mais agradável.


Ilha da Canela

Depois pegue um Uber e siga para a Praia da Graciosa. Diga que você quer pegar o barco para essa ilha que fica no meio do lago formado pela barragem.

O transporte é em um barco pequeno com motor. A viagem dura 10 minutos e custa 30 reais ida e volta.
Chegando na ilha você paga o translado (somente dinheiro) e recebe uma pulseira de papel para apresentar na volta. Ela tem uma ótima praia de areia com vista para a cidade.
A estrutura conta com restaurante, banheiros e duchas. As mesinhas dentro da água são disputadas. Não aconselho almoçar lá, achamos a comida apenas razoável e cara.


Pôr do sol

Lá pelas 17h embarque no barquinho de volta e siga pela orla até o Restaurante Dona Maria Beach. É o melhor lugar da cidade para assistir ao pôr do sol.


Ele tem um lounge na areia super charmoso com boa música e ótimos drinks. Gostamos tanto que voltamos no último dia para jantar. 


Feira da Quadra 304 Sul

Se estiver em Palmas em uma sexta-feira, visite essa feira. Ótima para comprar artesanato.




Feira do Bosque

Essa feira é maior e acontece no domingo. É muito frequentada pelo pessoal da região. Tem artesanato e barraquinhas de comidas típicas.


Praias

Se tiver mais tempo, tire um dia para visitar outras praias como a Praia do Prata, Praia dos Arnos e Praia do Caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!