segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Parque Estadual da Pedra Azul



Nesse parque fica o rochedo que dá nome a principal região serrana do Espírito Santo. O maciço da Pedra Azul destaca-se em meio a uma paisagem belíssima.

O parque é super organizado e tem trilhas bem demarcadas. Não é necessário guia, mas algumas empresas de turismo oferecem o passeio.

Há limitação do número de pessoas para acessar o parque. Você deve agendar a visita pelo site antecipadamente (https://iema.es.gov.br/pepaz). Nós não reservamos e só conseguimos fazer a trilha porque algumas pessoas desistiram. Melhor não arriscar.

Obs: No site da cidade de Domingos Martins (http://www.domingosmartins.es.gov.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/parque-estadual-da-pedra-azul) diz que a reserva é obrigatória. Já no site do parque diz que só é necessário reserva para grupos. Melhor entrar em contato com o parque para saber o que está valendo no período da sua viagem.


O acesso se dá por uma estrada estreita que leva até uma construção em madeira com um pequeno estacionamento ao lado. Melhor chegar cedo para garantir vaga. No prédio fica uma loja de artesanato e produtos regionais.

Desse ponto você segue a pé por uma estrada de terra até a entrada do parque. São 800 m de caminhada. Bom que você já vai esquentando.




Chegando ao parque você recebe instruções básicas dos guias e orientações sobre as trilhas em um mapa. O percurso será sempre o mesmo para todas as trilhas, o que muda é a distância que você vai percorrer. O trajeto todo leva cerca de 2h a 2h30.


No início das trilhas tem banheiro e um bebedouro de água potável. Não há venda de alimentos dentro do parque, por isso não esqueça de levar um lanche na mochila. 

A trilha mais curta é a que leva aos mirantes. É uma caminhada leve com alguns trechos íngremes, mas muito tranquila. Tempo: 40 min.


Você pode voltar daí ou seguir pelo trecho seguinte, que é a trilha que leva até à base do maciço da Pedra Azul. É bem legal ver aquele paredão rochoso de pertinho. Essa trilha também é considerada de leve intensidade. Tempo: 1 h (a partir da entrada).



A última parte do trajeto é a trilha para as piscinas naturais. Sem dúvida a trilha mais bonita, mas também com o grau de dificuldade mais alto. 



Contornando a Pedra Azul você vai chegar em um ponto da rocha menos íngreme de onde desce uma corda. 


Você tem duas opções aqui. Ou você sobe por esse paredão rochoso com a ajuda da corda ou pega um caminho bem mais longo com degraus. Subi pela corda e em 15 min estava nas piscinas. Mas confesso que a subida não foi tranquila. Você fica quase na vertical em alguns pontos. Não aconselho para quem tem medo de altura. O Carlos foi pelo outro caminho, que também não é moleza.



Ele levou entre 30 a 40 min para chegar nas piscinas. Tem trechos íngremes e passa por caminhos estreitos circundando o maciço. 


Mas subindo com calma você chega lá. Não é nada super difícil. De qualquer forma vale a pena. O visual é maravilhoso. 


Sem falar das piscinas. Quem gosta de água gelada vai adorar.



* Viajamos em Fevereiro/2018.

Veja também:

Pedra Azul - roteiro completo


Cinco passeios imperdiveis em Pedra Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!