sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

DA TEORIA À PRÁTICA: FAZENDO AS RESERVAS.


Você já decidiu para aonde vai e definiu um roteiro redondinho. Agora o sonho começa a virar realidade. Vamos para a fase das reservas.

✈Passagem: Essa é a primeira coisa que você tem que reservar. Há vários sites de busca que pesquisam preços em diversas cias aéreas ao mesmo tempo. Geralmente eles trazem uma lista em ordem crescente de preço, mas você também pode filtrar de acordo com a duração da viagem, quantidade de escalas, horário de partida ou chegada, enfim, aqui você escolhe qual o aspecto mais importante para você.  A maioria cobra uma taxa pelo serviço, por isso uma dica é fazer a pesquisa nesses sites de busca, anotar os dados do voo e comprar a passagem diretamente na página da própria empresa aérea. Caso você tenha disponibilidade de datas, simule a viagem em dias diferentes. Às vezes colocar a ida ou a volta um dia antes ou depois reduz o preço significativamente. Alguns sites que costumo usar: Skyscanner, Decolar.com e Kayak.

🏨Hospedagem: hoje em dia com a quantidade de resenhas de viajantes que encontramos na internet, ficou fácil escolher onde se hospedar. Basta paciência para pesquisar e ler muito. Aqui o importante é procurar por algo que se encaixe ao seu orçamento, gosto e com uma boa localização. Os sites de busca de hospedagem têm filtro de preço de diária. Com isso você já elimina as opções que estiverem fora do seu orçamento. Nós gostamos de hotéis pequenos e aconchegantes, os quais não costumam ter uma estrutura muito sofisticada. Há quem não abra mão disso. Outros só querem um lugar para dormir. Ou seja, gosto é algo muito pessoal, procure um lugar que atenda ao seu estilo de viagem. A localização pra mim é fundamental. Aqui pense duas vezes antes de escolher um hotel distante das atrações turísticas. A economia na diária pode não valer a pena. Imagine você no fim do dia já cansado tendo que pegar uma condução pra longe? Também é importante saber se a região é segura, se conta com transporte público próximo (caso você não esteja com veículo próprio) e se no entorno há restaurantes, mercado e demais serviços. Sites bons para pesquisa: Tripadvisor, Booking e Hoteis.com.

Translados: se a viagem inclui vários destinos, você tem que decidir qual o melhor meio de transporte para circular entre eles. Abaixo, os prós e contras de cada um.
🚗Carro alugado – nossa opção preferida, pois te dá uma liberdade que nem um outro meio oferece. Mas só funciona se você puder pegar o carro na cidade de origem e devolver no destino final. Caso sua viagem passe por alguma fronteira, verifique se as regras de circulação de automóvel com placa estrangeira permitem a entrada no país com o carro alugado. Às vezes as exigências são tantas que não vale o esforço. Também não é o melhor meio para circular em grandes cidades.
✈Avião – sem dúvida o meio mais rápido, porém se você levar em conta check in, embarque e desembarque, pode ser que seja mais interessante usar trem ou ônibus. E não esqueça de calcular o custo de locomoção até o aeroporto e as taxas cobradas pela cia aérea para bagagem e outros serviços. As empresas low cost normalmente possuem regras muito restritivas quanto à quantidade de bagagem permitida. Uma dica: nunca deixe para pagar a taxa pelo excesso de bagagem no aeroporto, pois o preço é bem maior. Faça isso através do site da empresa antecipadamente.
🚄Trem – é o meio de transporte mais prático e eficiente, pois é rápido e você não gasta tempo com trâmites de embarque e desembarque. O problema é que muitas vezes o bilhete é mais caro que o da passagem de uma empresa aérea low cost. Além disso, para viagens com mais de 5 horas de duração o custo-benefício não costuma ser bom. Muita gente gosta de viajar em trens noturnos para economizar na diária do hotel. Eu não gosto, pois acho desconfortável e tenso por conta da preocupação com a bagagem. Mas é uma alternativa muito utilizada.
🚌Ônibus – geralmente é a opção mais barata. Vale a pena para trajetos mais curtos ou se você quiser economizar. Pesquise antes a qualidade das empresas que prestam o serviço e a condição das estradas no seu destino.
🚢Ferryboat – destinos costeiros podem ter serviço de ferryboat. Costuma ser uma opção bem interessante. Muitos transportam automóveis e aqueles que fazem trajetos mais longos possuem cabines individuais como opção, o que permite que você viaje durante a noite, economizando tempo e a diária do hotel. É uma viagem tranquila e sem trânsito. Aqui vale a mesma ressalva que o trem: a passagem de avião pode ter um preço melhor e se a viagem for longa o custo-benefício pode não compensar.
🚕Transfer privado – sempre é possível contratar uma van ou um carro para fazer o trajeto entre uma cidade e outra. É uma opção muito cômoda, mas muito cara também. Além disso, só vale a pena para trajetos mais curtos.
Se você optar pelo carro alugado, avião ou trem, faça a reserva com antecedência, pois há chance de conseguir uma tarifa melhor. Para os outros meios de transporte, só é necessário reservar antecipadamente durante a alta temporada. Na baixa, você pode deixar para comprar o bilhete quando estiver lá.

🎫Ingressos e passeios: há destinos turísticos que são super concorridos e vivem lotados. Alguns até limitam o número de visitantes por dia. Nesses casos é fundamental comprar o ingresso pela internet com antecedência. Na alta temporada o ideal é fazer isso uns 3 meses antes. Outras atrações oferecem certas vantagens na compra on line, como entrada sem fila e desconto no ingresso. É o caso dos grandes museus. Com isso, você otimiza seu tempo de viagem e pode conhecer mais lugares.

Depois de tudo reservado, agora chegou a hora de definir os detalhes da viagem.

Próximo post: Roteiro dia a dia - dicas para aproveitar ao máximo cada minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!